segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sono!

Hello galera!Hoje vamos falar de sono e a dificuldade para dormir que adolescentes tem.
vamos lá.

SONO

Dormir também é muito importante para sua saúde. Como é adolescente, pode precisar de mais horas de sono do que as pessoas de outra idades.Você está crescendo física e emocionalmente, numa velocidade assustadora.Se tiver sorte e o pessoal  de casa deixar, durma. Pelo menos oito horas por noite, toda noite. Quem dorme tarde (seja para ir à farra ou para estudar) e acorda cedo acaba ficando:

- irritadiço,
-disperso - com dificuldade para se concentrar,
- depressivo,
- mal-humorado,
- com reflexos lentos.

O  sono é o período que seu corpo tem para descansar e se recuperar. Ele permite que:

- os músculos relaxem,
- a pele se renove,
- os batimentos cardíacos diminuam,
- reflexos e dores parem quase que completamente.

DIFICULDADES PARA DORMIR.

A chamada insônia é muito irritante. Se você tem esse problema, vou lhe dar algumas dicas. É claro que existem distúrbios e doenças associados ao sono, mas na maioria dos casos essas dicas ajudam a relaxar e a dormir:

 . Evite café, refrigerantes e alimentos pesados (frituras e chocolate, por exemplo) perto da hora de dormir. Café e alguns refrigerantes contém cafeína, que é estimulante. Alimentos gordurosos ou em muita quantidade são difíceis  de digerir e obrigam o corpo a fazer ''hora extra'' para a digestão.

 . Para dormir, você precisa relaxar. Por isso, a pior coisa é ficar na cama ''tentando'' dormir.Quanto mais você se concentra em dormir, mais longe fica de conseguir. Experimente o seguinte: deitado, preste atenção na sua respiração. não tente controla-la, apenas preste atenção no ritmo. Faça isso durante alguns minutos e acabará dormindo.

 . Banhos quentes ajudam a relaxar. se tiver uma banheira melhor ainda. Só não vá dormir dentro da banheira, porque corre o risco de se afogar (estou flanado sério)!

Obs.: eu escrevi como se estivesse falando pra pré-adolescente ou adolescente,pois sou pré-adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário